Ação Comunitária visita o Abrigo Cristo Redentor

la salle

No dia 12 de maio uma notícia no jornal “RJTV 1ª edição”preocupou o Setor de Ação Comunitária do Unilasalle-RJ (SEAC). Há seis meses sem receber recursos do Governo do Estado e recorrendo a empréstimos, o Abrigo Cristo Redentor pedia ajuda, com dispensas quase vazias. Já em junho, novo alarme: um dos muros do espaço cedeu por conta da queda de uma árvore.  Diante das notícias, a coordenadora Livia Ribeiro e voluntários organizaram uma visita para estudar as demandas do local e pensar em meios de realizar ações efetivas para fazer a diferença no abrigo. A ida ao bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, ocorreu no dia 16 de junho.

A entidade filantrópica atende 160 idosos em situação de vulnerabilidade e é um dos espaços para o qual os olhos do SEAC estão voltados. “Conhecemos idosos, falamos com cuidadores e diretoria, percebemos a necessidade da reforma da cozinha, abastecimento com fraldas geriátricas, kits de higiene pessoal e atendimento aos idosos no sentido de proporcionar o lazer e o bem-estar”, conta Bhia Tabert, integrante da Ação Comunitária. Em maio o abrigo recebeu doação de fraldas geriátricas pelos participantes do Aulão da OAB, promovido no centro universitário. E as ações não param por aí.

No próximo semestre o SEAC começará a promover visitas e atividades lúdicas para proporcionar momentos de alegria e descontração aos idosos, já que muitos ficam meses sem receber ninguém. Livia Ribeiro fala em “teste de sonhos” ao resumir os projetos pensados desde a última quinta-feira: “É o tempo da escuta, antes de um projeto sair do papel precisamos perceber de fato a necessidade do outro. Isso também aconteceu com a nossa ida à casa das Irmãs na Noronha Torrezão, fomos conhecer e sonhar. A previsão é que em agosto a Ação Comunitária esteja oferecendo pelo menos três possibilidades de voluntariado permanente durante o semestre, acontecendo uma vez por mês”.

Está ainda confirmada a participação do Abrigo Cristo Redentor na 3ª Feira Gastronômica do Unilasalle-RJ e na festa agostina que o setor organiza para a volta às aulas, no segundo semestre. Funcionários terão estande para campanha de arrecadação de fundos. Você também pode colaborar doando produtos e partilhando afeto! O abrigo fica na Rua Dr. Nilo Peçanha, nº 320. Telefone para contato: (21) 32845111