DIVERSIDADE É CHAVE PARA INOVAR NO ENSINO SUPERIOR; TEMA SERÁ DEBATIDO EM CONGRESSO EM BH

 

Três em cada quatro matrículas de estudantes no ensino superior em Minas são em instituições privadas. Assim, as faculdades têm se preocupado cada vez mais com iniciativas inovadoras que reconhecem a diversidade da sociedade e permitem que públicos distintos tenham acesso às salas de aula. Esse é o mote do 12º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que acontece nos próximos três dias, pela primeira vez, em Belo Horizonte.

Voltado não só a profissionais, mas a pessoas que atuam na área, o evento contará com especialistas que irão mostrar como perfis diferentes de estudantes e professores são importantes para trazer propostas novas e gerar retorno à qualidade da educação.

É o que explica o secretário executivo do Fórum e diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier. “Há estatísticas no mundo demonstrando que, quanto maior a diversidade nas organizações e nas culturas, maior a taxa de inovação. Nós apostamos na inovação e nas tecnologias que estão surgindo e mudando a educação”, diz.

Dentre os assuntos debatidos estão estratégias para atrair novos graduandos e até mesmo meios de fazer com que a universidade seja mais acessível, por exemplo, a pessoas com mais de 35 anos, que representam 39% dos matriculados na modalidade a distância.

“Essa é uma preocupação das Instituições de Ensino Superior (IES). Esse público deve ter acesso e condições de continuar estudando. Vamos conhecer, por exemplo, o caso de uma faculdade referência em diversidade étnica”, afirmou o professor.

Serviço 
Cerca de 500 pessoas devem participar do congresso, que acontece no Hotel Ouro Minas e está com as últimas vagas para inscrição. Amanhã, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, participa da solenidade de abertura na capital mineira.

Na sexta-feira, servidores da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do ministério, atenderão os representantes das IES. O objetivo é aproximar gestores das instituições com a diretoria da pasta.

Mais de 45 palestrantes, educadores e representantes do serviço público vão orientar painéis e workshops. A programação completa está no site cbesp.com.br.

 
 
Fonte: ABMES