EAD SE CONSOLIDA NO BRASIL

 O aumento no número de instituições no Brasil que oferecem o EAD (Ensino a Distância) confirma uma tendência que há quase duas décadas era rejeitada pela maioria dos acadêmicos e por muitas empresas na hora da contratação de profissionais.

De acordo com dados a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), o número de alunos matriculados nessa modalidade quase que dobrou em menos de dez anos. Em 2009, 838 mil alunos se matricularam em cursos de EAD, sendo que o número saltou para 1.756.982, em 2017.

O censo realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2018, mostra que as matrículas em EAD no Brasil cresceram 17,6% de 2016 para 2017. A quantidade de cursos no país também aumentou nesse período, passando de 1.662 para 2.108, o que representa aumento de 26.8% em apenas um ano, o maior crescimento desde 2009.

Essa categoria de ensino apresenta muitas vantagens, como atender estudantes que moram longe dos grandes centros urbanos, onde se concentra a maioria das escolas e universidades de ensino presencial, flexibilidade para fazer o próprio horário e baixo custo em relação aos cursos presenciais, contando ainda com a economia de gastos com alimentação e transporte.

Ensino superior e pós-graduação 
No entanto, para o bom aproveitamento do curso, é preciso atender a um perfil que exige disciplina e dedicação. Quem deseja fazer o ensino superior ou pós-graduação a distância, mas necessita de lista de presença como pressão para não faltar às aulas e do contato pessoal com professores e colegas de sala, deve esquecer o EAD. O estudante deve ter acesso a computador com programas atualizados e internet de qualidade e, o principal, muita disciplina para estudar as horas necessárias e cumprir as atividades exigidas.

Assim como os cursos presenciais, o EAD exige um mínimo de frequência para que o aluno seja aprovado. Esse controle é feito por meio das atividades no curso, como estudar o material que foi disponibilizado, preparando resumos e relatórios, fazer exercícios e participar de chats que promovem discussões e estudo de casos. Ao invés de professores, o estudante online terá tutores que acompanham seu dia a dia, fazendo cumprir a metodologia adotada.

A legislação brasileira exige, no entanto, que a avaliação ao final do curso seja feita de forma presencial. Por isso, quem pretende ingressar em um curso EAD de ensino superior ou pós-graduação, deve verificar o local das provas para se programar para as despesas de viagem e ausência do local de trabalho, por exemplo.

Quase tudo pode ser estudado a distância 
Os cursos EAD se popularizaram de tal forma, que atualmente é possível estudar quase tudo a distância e obter um certificado.

Com o número de desempregados no país na casa dos 13,5 milhões, quem procura por uma colocação no mercado busca uma forma rápida e barata para adquirir um certificado e aumentar as chances de conseguir uma renda.

Cursos técnicos, de capacitação ou extensão sobre os mais variados assuntos podem ser encontrados em uma pesquisa rápida na internet. De técnico eletricista, passando por administração do próprio negócio, tem curso até para aprender a elaborar um currículo e aumentar as chances de conseguir um emprego.

Mas para aqueles que não têm tanta pressa e visam uma formação profissional de qualidade com o máximo de aproveitamento, é preciso avaliar muito antes de se matricular em um curso EAD. Veja as dicas.

Para ter sucesso no EAD
Organize sua rotina 

Determine um horário específico para estudar e faça um planejamento das tarefas com objetivos e cronograma.

Seja disciplinado
Focar, anotar e fazer são as três regras da disciplina. Siga o planejamento de tarefas, considerando sempre que no horário estipulado para estudos essa é sua única prioridade.

Não subestime a modalidade
Por exigir tanta disciplina, o curso EAD não é fácil. Esteja preparado para esse desafio, senão você acaba desistindo e amargando prejuízos.

Participe
Participe de fóruns de discussões e plantão de dúvidas, se houver. Não hesite em entrar em contato com os tutores para fazer perguntas e pedir orientações.

Evite distrações
O local de estudo deve ser calmo, sem barulho ou interrupções. Esqueça o celular ou a tv. Por mais difícil que lhe pareça, devem ficar desligados.

Conheça a plataforma
Para bom aproveitamento do EAD, antes de iniciar qualquer atividade, procure dominar as ferramentas da plataforma do seu curso. Vasculhe tudo e se tiver dúvidas, pergunte.

Atualize sua tecnologia 
Um bom computador e uma boa conexão de internet são fundamentais para fazer um curso EAD. Antes da matrícula, analise que irá precisar fazer algum investimento nessa área.

Descanse 
Não deixe de colocar descanso e horas de lazer na sua programação. Pelo menos um dia por semana para isso é fundamental.

 
Fonte: ABMES