Educadora Maria Inês Fini volta e assume a presidência do Inep

Maria Inês ressaltou que encontra boas equipes no Inep: “Muito competentes e capazes de levar adiante um projeto maravilhoso para o qual o instituto foi criado” A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Ela volta à instituição, onde atuou entre 1996 e 2002. A portaria de nomeação foi publicada nesta quarta-feira, 25.

“Eu me sinto muito honrada em voltar para uma casa que, tenho orgulho de dizer, ajudei a reestruturar, a partir da década de 1990”, disse. “Volto para conviver com os sistemas nacionais de avaliação, tanto da educação básica quanto da superior, em uma instituição totalmente robustecida.”

De acordo com a Maria Inês, o Inep conta com equipes “muito competentes e capazes de levar adiante um projeto maravilhoso para o qual foi criado”.

No instituto, Maria Inês comandou, na gestão da também educadora Maria Helena Guimarães de Castro, hoje secretária-executiva do Ministério da Educação, a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), além de participar da criação e implementação dos exames nacionais do Ensino Médio (Enem) e para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Foi também fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde exerceu, entre 1972 e 1996, cargos de docente e pesquisadora, além de funções administrativas e de representação.

Maria Inês é doutora em ciências, pedagoga, professora e pesquisadora na área de psicologia da educação e do desenvolvimento social e do trabalho e especialista em currículo e avaliação. Tem ainda experiência de gestão educacional na educação básica e na educação superior.

A portaria de nomeação de Maria Inês Fini como presidente do Inep foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira 25.

Fonte: CM NEWS