ENADE – Candidatos já podem verificar seus dados.

Começou na sexta-feira, 12, o prazo para a verificação dos dados cadastrados pelas instituições de educação superior no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016. É de responsabilidade dos estudantes a serem avaliados a conferência de suas respectivas informações.

Se necessário, eles devem solicitar mudanças no cadastro à instituição onde estudam, até 21 de agosto.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

Para a edição de 2016, o Enade vai avaliar estudantes dos bacharelados de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Concluintes de cursos de tecnólogo também serão avaliados, nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

As provas serão aplicadas em 20 de novembro, às 13h (horário de Brasília). Serão dez questões de conhecimentos gerais (duas discursivas e oito de múltipla escolha). Por sua vez, as provas específicas terão 30 questões (três discursivas e 27 de múltipla escolha).

O Enade 2016 é obrigatório para estudantes do ensino superior com expectativa de graduação até julho de 2017 ou que tenham cursado pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição. Também serão avaliados, nessa edição do exame, estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de retificações (31 de agosto).

Fonte: CM NEWS