Encceja Nacional 2018 bate recorde de inscrições

Mais pessoas farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) em 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 1.695.607 inscrições. Desses, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e 1.339.281, do Ensino Médio. O Encceja Nacional 2017, que marcou o retorno da certificação do Ensino Médio para o Exame, teve 1.575.561 inscritos, 7,08% a menos que em 2018. As provas serão aplicadas em 5 de agosto, no turno matutino e vespertino.
Também está aberto o período para solicitação de atendimento pelo nome social. Participantes travestis ou transexuais têm até 4 de maio para fazer a solicitação e encaminhar a documentação necessária. Os locais de prova serão divulgados em julho, quando o Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante. Este ano o Encceja Nacional será aplicado em 592 municípios, 28 a mais que em 2017.
Os participantes que tentarão a certificação do Ensino Médio também poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. As inscrições do Enem serão de 7 a 18 de maio e custam R$ 82. Isso será possível porque o Inep divulgará os resultados do Encceja 2018 a partir de outubro. Quem conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio e fizer o Enem poderá concorrer às vagas do Sisu e do Prouni, em 2019.
Os Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, aplicados no Encceja 2017, estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.
Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio; pelo menos cinco pontos na redação.
O Inep também disponibiliza um Material de Estudo, composto por um volume introdutório, e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio). Há também quatro volumes de orientações aos professores, com dicas para preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além do Encceja Nacional, o Inep também aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade, sendo no Brasil em 18 e 19 de setembro, e no exterior entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.

Fonte:IPAE 010 – 03/05/18