ESTÁCIO PETRÓPOLIS PROMOVE SEMANA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

 
 
Foto: Freepik

Com objetivo de impactar e conscientizar seus mais de 550 mil alunos e 13 mil colaboradores, a Estácio realizará a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. A iniciativa acontecerá nas mais de 90 unidades e em diversos polos de EaD da instituição em todo o país. O evento visa incentivar instituições de ensino superior a criarem ações nas três dimensões da Sustentabilidade: social, econômica e ambiental com foco na conscientização de alunos, colaboradores e comunidades no entorno dos campi. A edição de 2019 acontecerá de 23 a 28 de setembro e terá como tema “Mobilidade”. Essa grande mobilização será realizada paralelamente à 15ª Campanha de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). As Unidades que participarem de todas as etapas da campanha da ABMES irão receber o selo de Instituição Socialmente Responsável.

Durante a semana, alunos e colaboradores da Estácio Petrópolis participarão de palestras sobre o novo plano de mobilidade urbana da cidade; qualidade de vida; e percepções acerca do tema mobilidade para pessoas com deficiência. A programação conta ainda com um workshop de vivência e percepção em acessibilidade.

Atualmente, um dos temas mais discutidos em todo o mundo é a questão da mobilidade. Essa preocupação se justifica porque a distribuição da população mundial pelo Planeta encontra-se irregular, ou seja, em determinados lugares há uma enorme concentração populacional, enquanto outros locais são pouco povoados. De acordo com o último levantamento feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), atingimos a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Este ano, estima-se que já somos mais de 7 bilhões de pessoas.

No Brasil, a questão da distribuição populacional não é diferente e requer cuidados. Cerca de 70% dos brasileiros estão concentrados em 10% do território nacional. Para termos uma ideia de como isso está representado, hoje o país possui 5.570 municípios e aproximadamente 55% dos brasileiros estão localizados em apenas 455 municípios, o que representa 8% do total. De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, são realizados diariamente mais de 200 milhões de deslocamentos motorizados. Número atrelado a desperdício de tempo, custo, poluição, acidentes e que dificulta a expansão do sistema viário, deixando usuários descontentes com o transporte urbano. Em decorrência deste quadro, temos um aumento do transporte individual, má distribuição da rede viária, elevado nível de estresse e o aumento do risco de acidentes.

Por conta disso, a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio promoverá reflexões e debates como, por exemplo, “Como transportar diariamente um grande número de pessoas de forma segura, acessível e no menor tempo possível?” e “Como podemos pensar na mobilidade das pessoas de forma sustentável, contribuindo para a qualidade de vida?”.

“Somos uma grande instituição de ensino superior com a missão de Educar para Transformar. Por isso, fazemos questão de engajar nossos alunos e colaboradores em iniciativas como essa. Consideramos que a mobilidade é um tema atual e de suma importância para sociedade”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura da Estácio.

Programação
Campus Petrópolis
Dia 23 (segunda-feira), 18h – Palestra: Qualidade de Vida na Mobilidade Urbana
Dia 24 (terça-feira), 16h – Workshop de vivência e percepção em acessibilidade, 20h – Palestra: PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana
Dia 27 (sexta-feira), 18h – Palestra: Espaço, Apropriação e Afeto pela pessoa com dificuldade de locomoção: Um estudo de caso no pólo de moda Rua Teresa
Local: Rua Bingen, nº 50, no Bingen