INEP OFERECE CURSO PARA PROFISSIONAIS DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ENVOLVIDOS NO EXAME

Procuradores institucionais, coordenadores de curso e demais profissionais da educação superior envolvidos com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) já podem se matricular no curso de capacitação oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os módulos vão detalhar os procedimentos para o exame; propósitos enquanto política educacional; e os aspectos conceituais e operacionais dos processos de enquadramento de cursos, de inscrição e regularização de estudantes, e de disseminação dos resultados e indicadores de qualidade da educação superior.

Módulos 
As aulas são divididas em sete módulos, disponíveis em plataforma digital. A carga horária total é de 60 horas e cada módulo será aberto em uma data diferente até novembro. O Inep, responsável pelo curso, estima que 20 mil profissionais da educação superior passem pela formação.

Para ter acesso ao curso do Enade, os procuradores educacionais e demais profissionais devem cumprir as etapas a seguir:

  • acessar o endereço http://enade.caeddigital.net;
  • realizar a inscrição;
  • informar, no campo “identificação do usuário”, o CPF e clicar em ”acessar”.

Em seguida, um e-mail será enviado para confirmar a inscrição e liberar o acesso ao curso. Em caso de dúvidas ou dificuldades com a inscrição, deve-se enviar um e-mail para duvidasenade2019@caed.ufjf.br.

Avaliação
As provas do Enade 2019 serão aplicadas em 24 de novembro. Este ano, serão avaliados os estudantes dos cursos de bacharelado em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

Para inscrição no curso Enade 2019

Confira o edital do Enade 2019

Veja as portarias com diretrizes de cada área

Acesse o Sistema Enade

 
Fonte:ABMES