MEC empossa cinco reitores de universidades e três de institutos federais

Luciano Marques e Guilherme Pera, do Portal MEC

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse a oito reitores na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, no auditório do Ministério da Educação. Cinco comandarão universidades e três, institutos federais.

As universidades são:

  • Universidade Federal da Grandes Dourados (UFGD)
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
  • Universidade Federal do Cariri (UFCA);
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio);
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

E os três institutos:

  • Instituto Federal de Alagoas;
  • Instituto Federal de Rondônia;
  • Instituto Federal do Amazonas.

“Esses senhores e essa senhora que aqui estão toparam o desafio. Vão entregar o resultado e plantar a semente para o futuro: o Brasil vai ser o principal país da América Latina em termos de pesquisa acadêmica, em termos de eficiência na formação de alunos”, disse Weintraub.

“Um instituto federal, uma universidade federal muda a realidade regional de onde está. Muda a realidade nacional”, continuou o ministro.

Eis os currículos resumidos dos reitores:

Uberlando Tiburtino Leite – Instituto Federal de Rondônia 
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Produção Vegetal (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Produção Vegetal (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Viçosa.

Carlos Guedes de Lacerda – Instituto Federal de Alagoas
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Antônio Venâncio Castelo Branco – Instituto Federal do Amazonas 
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas, pós-graduado (Lato-Sensu) a nível de Especialização na Área de Construção Civil em Instalações Prediais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e doutorando pela Universidad de La Empresa (Uruguai).

Ricardo Luiz Lange Ness – Universidade Federal do Cariri 
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela UFC e doutorado em Ciências Agrárias/Agricultura Tropical e Subtropical pela Georg August Universität/Göttingen/Alemanha.

Gleisson Alisson Pereira de Brito – Universidade Federal da Integração Latino-Americana 
Graduado em Ciências Biológicas pelas Universidade Federal do Paraná e em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular (Concentração em Fisiologia), ambos pela Universidade Federal do Paraná.

Mirlene Ferreira Macedo Damázio – Universidade Federal da Grande Dourados 
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, em Educação para a Diversidade Humana pela Universidade de Salamanca, e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Ricardo Silva Cardoso – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 
Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Ciencias Biologicas na Universidad de la Republica. 

Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo – Universidade Federal do Triângulo Mineiro 
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba. Mestre e doutor em Engenharia Civil, área de concentração em Recursos Hídricos, pela Universidade Estadual de Campinas.

 
Fonte: MEC