Panorama do Ensino Superior

O Sindicato das Mantenedoras do Estado do Rio de Janeiro – SEMERJ realizará no dia 28 de novembro das 9h00 às 14h00, no Auditório da Sociedade Nacional de Agricultura, à Av. General Justo, 171, 2º andar, Castelo, seu último evento de 2019, com o lançamento do Panorama do Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro.

O guia tem por objetivo ajudar as IES a traçar estratégias de atuação a partir de informações consistentes e análises comparativas sobre a realidade da educação superior em nosso estado e, como nas duas edições anteriores, reúne dados estatísticos das instituições privadas e públicas sediadas no Rio de Janeiro e detalhadas
em suas seis mesorregiões. Apresentado pelo Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp e Sócio da Expertise Educação, a publicação favorece uma melhor compreensão sobre a contribuição das IES para a formação de mão de obra qualificada no estado, mostrando um quadro completo do período de 2009 a 2018.

Além do Panorama, teremos a exposição sobre as gerações de alunos, seus perfis e formas de aprender. Por meio de ferramentas de big data, serão apresentadas as características dos estudantes do Rio de janeiro, estratificadas por idade de cada geração em relação ao perfil de consumo, demografia, influenciadores, personas e formas de aprender. A exposição será feita pelo Fernando Henrique Covac, sócio da Expertise Educação.

Completando o programa será lançado o livro Programa de Integridade Compliance no Setor Educacional. Manual de Compliance, de autoria de José Roberto Covac e Daniel Cavalcante da Silva, seguido da exposição do Dr. José Roberto Covac sobre implantação do Programa de Integridade no Setor Educacional, a mais recente legislação anticorrupção e de proteção de dados, as análises que precedem a implantação de programas de integridade em instituições de ensino.

Data: 28/11/2019
Local: Auditório SNA, Av. Gen. Justo, 171 – Castelo, Rio de Janeiro – RJ
Horário: das 9:00 às 14:00
Público Alvo:
Mantenedores, Reitores, Diretores, Gestores de IES, Coordenadores Acadêmicos

PROGRAMA:

09h00        Credenciamento dos Participantes
9h30          Abertura – Prof. Dr. Rui Otávio
Palavra do Presidente – Prof. Candido Mendes

9h45        Panorama do Ensino Superior
Rodrigo Capelato- Graduado em economia pela universidade de São Paulo e em Administração pela FAAP, é coordenador do Sistema de Informações do Ensino Superior Privado e diretor executivo do Semesp. É membro do Grupo de Estudo de Indicadores de Educação, da Comissão de Aperfeiçoamento do FIES e do Conselho Consultivo do CC-PARES/MEC, além de participar ativamente de grupos de discussão com o setor.

10h45    Gerações de Alunos, seus perfis e formas de aprendizado Fernando Henrique Covac – Formado em Administração e Marketing, é consultor de Big Data com MBA em Marketing pela FIA/USP. Criador de
soluções inteligentes e de valor estratégico para faculdades, centros universitários e universidades, com foco em inovação e auxílio à tomada de decisão. Pioneiro no Brasil na utilização de ferramentas de Big Data para Instituições no Ensino Superior.

11h45        Brunch no local   

12h30    12h30    Programa de Integridade no Setor Educacional
Dr. José Roberto Covac- Advogado especialista em Direito Educacional, coordenador e professor do Curso de Direito Educacional no Centro de Extensão Universitária (CEU) e Consultor jurídico do Sindicato da Entidades Mantenedoras dos Estabelecimento de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (SEMERJ) e Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). Atua há mais de 20 anos na regulamentação e legislação educacional
tendo acompanhado as principais mudanças do setor nos últimos anos.

14h00    Encerramento

INVESTIMENTO:
Associados:
– R$ 300,00 por participante

Não associados:
– R$ 600,00 por participante

Inscrições Encerradas!

 

Patrocínio: