Inep divulga Censo da Educação Superior 2024: Brasil ultrapassa 10 milhões de matrículas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou, no dia 17 de setembro, os resultados do Censo da Educação Superior 2024. O levantamento, realizado anualmente, é a principal fonte de dados estatísticos sobre a educação superior brasileira e reúne informações detalhadas sobre instituições, cursos, vagas, ingressos, docentes e estudantes.

Marco histórico de matrículas

Pela primeira vez desde o início da série histórica, o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de matrículas na graduação. Em comparação com 2023, houve crescimento de 2,5%, consolidando a tendência de expansão do ensino superior no país.

Predominância do ensino a distância

Outro dado de grande relevância é que, também de forma inédita, o número de matrículas em cursos de Educação a Distância (EaD) superou o dos cursos presenciais. Essa mudança estrutural no perfil da educação superior reforça a necessidade de adaptação das instituições aos novos modelos pedagógicos e tecnológicos.

Rede privada em expansão

A rede privada segue responsável pela maior parte das matrículas. Em 2024, registrou mais de 8,1 milhões de estudantes, o que representa um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. Já a rede pública manteve-se praticamente estável.

Desafios e metas

Os dados também dialogam com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da taxa de escolarização líquida para 33% da população de 18 a 24 anos. Apesar do crescimento, os números mostram que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para reduzir desigualdades regionais e sociais no acesso à educação superior.

Comparativo internacional

No cenário internacional, o Brasil ainda apresenta índices abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no percentual de jovens de 25 a 34 anos com diploma superior. Enquanto a média da OCDE é de 47,6%, o Brasil registra 31% nessa faixa etária, embora os dados demonstrem evolução progressiva nos últimos anos.

O SEMERJ reforça a importância do Censo da Educação Superior como instrumento estratégico para formulação de políticas públicas, monitoramento de indicadores e planejamento institucional das Instituições de Ensino Superior.

Acesse no link abaixo a apresentação completa divulgada pelo Inep: clique aqui!