Ofício Inep sobre Esclarecimentos sobre insumos para cálculo do Conceito Enade 2025 dos cursos de Medicina

O Inep enviou ofício às Instituições de Educação Superior participantes do Enamed 2025 Informando que, a partir das manifestações referentes aos insumos que subsidiam o cálculo do Conceito Enade dos cursos de Medicina, avaliados por meio do Enamed edição 2025, foi identificada uma inconsistência na base dos insumos disponíveis no Sistema e-MEC para as manifestações, decorrente da utilização de uma nota de corte diferente daquela estabelecida na NOTA TÉCNICA Nº 19/2025/CGAFM/DAES-INEP.


O Inep ressalta-se que o processo de manifestações tem como objetivo permitir que as IES se manifestem sobre o total de alunos inscritos e participantes, a fim de validar os insumos que serão utilizados no cálculo do Conceito Enade, possibilitando sua correção no ato da apuração e da divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. As informações sobre inscritos e participantes está correta. A informação incorreta será excluída do sistema.


Esclarece-se que o Conceito Enade, divulgado no dia 19 de janeiro de 2025, considerou o número de concluintes proficientes para cada curso com base na nota de corte estabelecida na Nota Técnica supracitada. A conferência desses dados poderá ser realizada pelas instituições por meio dosmicrodados do Enamed, publicados no portal do Inep. Recomenda-se a leitura dos documentos disponíveis na pasta LEIA-ME dos referidos microdados.

Clique aqui e confira ofício na íntegra